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AVALIAÇÃO

Enviado por Daniele Oliveira em sex, 11/04/2014 - 10:05

Fóruns: 

Caros Colegas,

Para começar lançamos a seguinte questão: Considerando a importância da avaliação formativa para o alcance do perfil profissional previsto no currículo dos cursos de graduação, por que ela não tem sido amplamente adotada?

Segue  trecho de um artigo de Mônica Rios sobre o tema, intitulado A avaliação formativa como procedimento de qualificação docente  a fim de nortear aqueles que não puderam participar da oficina: 

   A função formativa da avaliação, numa perspectiva ampla, supõe uma ação do               avaliador em direção ao desenvolvimento e crescimento do avaliado. Diversos          autores têm enfocado a avaliação formativa como possibilidade de melhoria do    desempenho. O conceito de avaliação formativa se opõe à avaliação somativa    enfatizando a importância do processo e não do produto. A noção de avaliação    formativa foi proposta por Scriven em 1967 quando ao classificar na década de    sessenta, as funções de avaliação definiu a função formativa como processo de    fornecimento de informações a serem utilizadas na melhoria do desempenho, ainda    que esta melhoria estivesse  sob o poder do avaliador (2005,p.2).. 

Aguardamos sua contribuição! Participe! Poste aqui seus comentários!

Referência:

RIOS, Mônica Piccione Gomes. A avaliação formativa como procedimento de qualificação docente. Revista E-Curriculum, São Paulo, v.1, n.1, dez.-jul. 2005-2006. Disponível em: http://www.pucsp.br/ecurriculum, acesso em 17.7.13.

 

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