Pular para o conteúdo principal

Você está aqui

Material das oficinas

100 Métodos Ativos para usar antes de se aposentar

Interctive Techniques

The neuroscience of joyfull education

The impact of joy and enjoyment on adult´s learning

The Padagogy Wheel – It’s Not About The Apps, It’s About The Pedagogy

Masetto, M. T. Técnicas para o desenvolvimento da aprendizagem em aula. In: Competência Pedagógica do Professor Universitário. São Paulo: Summus. 2003.p.85-131

MASSETO,Marcos T, O professor na hora da verdade: a prática docente no ensino superior. São Paulo. Avercamp, 2010.

Oficina Currículo

Pasta com DCN

Compentência ou competências

Notas sobre a experiência e o saber da experiência

 

Oficinas para a Engenharia

Currículo e Integração Curricular

 

Programa de Desenvolvimento Docente PROIAC 2019

Oficinas para Estágio Probatório

Princípios de Métodos Ativos de Ensino

As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes

Relação Professor-Aluno

FIORIN, J. L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo, Ática, 2006.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
GERALDI, J.W. A aula como acontecimento. São Carlos, SP. Pedro & João, 2010.
MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte:UFMG, 2002.
NAJMANOVICH, D. O sujeito encarnado: questões para pesquisa no/do cotidiano.
VEIGA, I.P.A. (Org). Didática: O ensino e suas relações. Campinas, SP: Papirus, 2007.
VIGOTSKI, L.S. Imaginação e criação na infância: Ensaio psicológico – livro pra professores. São Paulo, Ática, 2009.

Currículo

Planejamento de Disciplina e Plano de Aula

Plano de Disciplina

Modelo de Plano de Aula

100 Métodos Ativos para usar antes de se aposentar

Interctive Techniques

The neuroscience of joyfull education

The impact of joy and enjoyment on adult´s learning

Masetto, M. T. Técnicas para o desenvolvimento da aprendizagem em aula. In: Competência Pedagógica do Professor Universitário. São Paulo: Summus. 2003.p.85-131

MASSETO,Marcos T, O professor na hora da verdade: a prática docente no ensino superior. São Paulo. Avercamp, 2010.

Princípios de Avaliação do Discente

Oficinas de Desenvolvimento Docente Nível 3

Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino

Kahoot!

Interdisciplinaridade

 

Avaliação: Como elaborar questões

 

Aprendizagem Baseada em Projetos

Bender, W. N. Aprendizagem Baseada em Projetos: educação diferenciada para o século XXI. Penso editora: Porto Alegre, 2014. 156p.

Aprendizado Baseado em Projetos da UFF Petrópolis

Experiência da Escola Maria Peregrina

Five keys to rigorous Project Based Learning

Uso do Plano de Negócios na Aprendizagem Baseada em Projetos

 

Programa de Desenvolvimento Docente PROIAC e PROGEPE Fevereiro/Março 2018

Oficina Diretrizes Curriculares Nacionais, Currículos e Competências.

Competências em Educação: conceitos e significado pedagógico

Evidencias Funcionamento dos Métodos Ativos de Ensino

Where´s the evidence that active learning works?

Does active learning works? A Review of the research.

Active learning increases student performance in science, engineering, and mathematics

Avaliação de Desempenho do Estudante

Recomendação para Elaboração de Questões

Plano de Disciplina

Plano de Disciplina

Modelo de Plano de Aula

Programa de Desenvolvimento Docente PROIAC e PROGEPE Agosto 2017

Oficina Diretrizes Curriculares Nacionais, Currículos e Competências.

Principios de Métodos Ativos de Ensino

Métodos de Ensino Ativo para Grandes Grupos

Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação

Avaliação de Desempenho do Estudante

Planejamento de Disciplina e Plano de Aula

  • Araujo, D. Noção de Competência e organização curricular. Revista Baiana de Saúde Pública, v. 31, p.32-43, 2007.
  • MASSETO,Marcos T, O professor na hora da verdade: a prática docente no ensino superior. São Paulo. Avercamp, 2010.
  • VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: Plano de Ensino-Aprendizagem e Projeto Educativo. São Paulo: Libertat, 1995.
  • VEIGA, Ilma P. A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma P. A. (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1996.
  •  
Oficina "Avaliação: Feedback"

Oficina "Curriculo: O que é? Como é? Pra quem é?"

Oficina "Avaliação - O que é, Como é, Pra quem é?

Oficina "Método de Ensino Ativo - Qual é a diferença?" 

Oficina "Uso Estratégico de recursos didáticos inovadores – Mapa Conceitual e Portfólio Reflexivo"

 

 

Premium Drupal Themes by Adaptivethemes